terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Modesto Wielewicki por José Victor Proniewicz


Modesto Wielewicki

Homem célebre, profissional exemplar e uma vida dedicada em enaltecer o Cavalo Mangalarga. Modesto nos deixou no último sábado dia 8 de dezembro, em Arapongas - PR.

É com grande pesar que registramos aqui uma homenagem póstuma ao fotógrafo que revolucionou as fotografias dos animais da raça Mangalarga.

Mais do que fotografias, Modesto deixou uma referencia literária, Mangalarga- O Cavalo de Sela Brasileiro. Obra que relata a história desta raça tão maravilhosa, além das mais belas e mangalargueantes imagens!



 
Wielewicki sabia como ninguém a arte de fotografar.
 

Eu, José Victor Proniewicz, aproveito esta imagem para representar o quão importante este homem foi e sempre será. Mais do que fotógrafo de eqüinos, Modesto acompanhou minha infância e registrou os mais importantes momentos meus e da minha família. Deixará aqui em nossa cidade um espaço que jamais será preenchido novamente, além de nossos corações lamentando a sua passagem tão rápida.
Confiram abaixo as mensagens de alguns criadores.
.

Nelson Antonio Braido

Perdemos um grande profissional e uma pessoa muito simples, brilhante e dedicada. Modesto foi responsável por me proporcionar uma das maiores alegrias. Esta foi quando recebi o livro "Mangalarga (O Cavalo De Sela Brasileiro) e na capa estava o Quântico.

Sua arte era registrar os nossos cavalos em fotos brilhantes!

Foi quando em 19 de outubro de 2008 pedi o seu autografo e que guardo com muito carinho, está sempre ao meu lado e colocado em minha mesa de trabalho. Meus sentimentos a toda família Wielewicki.


 

Nilton Bartoli

Modesto era mais que um fotógrafo, era um artista das lentes. Através de suas fotos, Modesto passava á nos sensações inexplicáveis e que estarão para sempre marcadas nos corações dos mangalarguistas. É por estes motivos e outros que deixo aqui o meus sentimentos e que Deus o acolha no paraíso.

Rafael Meirelles

Grande homem e ilustre profissional. Á ele eu entregava a minha tropa para ser fotografada sem nenhum medo... Era um mestre das lentes. Meus sentimentos e forte abraço a família. De todos da Fazenda Nova Esperança
.

Juca Fleury
Modesto foi responsável por uma grande mudança no estilo de fotografar utilizado no Mangalarga, foram dele as grandes fotos. Esteve fotografando meus animais por cerca de 20 anos, a foto mais conhecida é do meu avô puxando o Turbante, e as mais recentes foram logo após a nacional de Porto Feliz. Vai deixar uma lacuna na raça e já deixou seu estilo marcado para sempre. Então gostaria de aqui fazer um depoimento da real importância do Modesto para o Mangalarga, porque até o aparecimento das maravilhosas fotos dele a raça apresentava somente fotos técnicas (o melhor era Sciacca) e com a brutal modificação proporcionada todos foram obrigados a atualizar procedimentos e a "cara" dos catálogos e revistas foram definitivamente modernizadas.
Norberto Cândido
Que DEUS, receba e eleva ao um plano para que possa curar de seus sofrimentos, e que ele descanse em paz, fiquei muito triste por sua perda, e tbm pq em menos de 60 dias perdi um grande amigo e fotografo q começou junto comigo, em um acidente de carro em Goiás, estava indo fotografar, q ele ao se encontrarem troquem experiência no ramo fotográfico, q DEUS abençoe os dois. AMÉM

 

Topazio  JO , por Modesto .
 

Coral JO , por Modesto

Suas lentes já captaram Grandes Campeões Nacionais. Na foto em questão temo Quântico da Janga, foto que virou a capa do livro, Mangalarga-O Cavalo de Sela Brasileiro.

Com maestria e técnica, representava a essência dos animais em uma única imagem. Para quem o conhecia, sabia que estar na presença dele era um momento inigualável.
 
 
 

 
Saudações mangalarguistas ao eterno Modesto Wielewicki.

Fique com Deus...

By: José Victor Proniewicz Barreto


Nenhum comentário:

Postar um comentário